Saiba como resolver problemas que impedem o saque do FGTS inativo | AgilCred

Trabalhadores que têm direito a sacar os valores depositados nas contas inativas do FGTS, de acordo com a MP 763/2016, relatam dificuldades para retirar o dinheiro do fundo.

Entre as principais reclamações estão divergência de valores que podem ser sacados e os que aparecem em consultas pela internet e até casos de clientes do banco que iriam receber o dinheiro de forma automática em sua conta poupança no primeiro dia de saque mas o dinheiro não foi depositado pelo banco.

Procurada, a Caixa afirma que o dinheiro não é liberado de forma automática se houver problemas, como inconsistências no cadastro do trabalhador no banco.

Dificuldade em obter o Cartão Cidadão e a senha do plástico, contas que aparecem zeradas em consultas pela internet também são queixas frequentes. Os trabalhadores também têm dúvidas sobre como sacar o dinheiro de forma segura e também sobre o que é necessário fazer para que o dinheiro seja debitado em uma conta individual ou conjunta na Caixa.

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O banco dá abaixo orientações aos trabalhadores que estão enfrentando dificuldades para retirar o dinheiro, conforme o caso:

 

Divergência de valor sacado e o que aparece na consulta pela internet

Trabalhadores que verificaram divergência de valores que apareciam para saque em consultar na internet e o que foi efetivamente recebido provavelmente têm contas inativas com inconsistências cadastrais, diz o banco.

A orientação é que compareçam a uma agência da Caixa munidos de documento de identificação pessoal, número de inscrição do PIS e comprovante do vínculo empregatício para solicitar a correção.

De acordo com a Caixa, as inconsistências cadastrais mais comuns são erro no nome ou data de nascimento do trabalhador e também no nome da mãe.

 

Falta de pagamento automático para conta poupança da Caixa

 

No caso de quem tem conta poupança no banco e não recebeu o dinheiro no primeiro dia da liberação do saque a Caixa também orienta que compareça às agências do banco para verificar a situação da conta poupança, levando o documento de identificação e a carteira de trabalho.

 

Conta zerada em consulta ao saldo pela internet

 

O trabalhador que realizou uma nova consulta ao saldo do FGTS inativo e, dessa vez, as contas que tinham valores que poderiam ser sacados apareceram zeradas devem ficar tranquilos: a Caixa esclarece que isso se deve a uma migração da conta do sistema do FGTS para o sistema da Caixa e significa que o dinheiro já está em processo de liberação para crédito em conta ou saque nas agências da Caixa, lotéricas e correspondentes do banco.

A rotina de pagamento do FGTS prevê um prazo de até cinco dias úteis, e os casos de saque do dinheiro depositado nas contas inativas do fundo seguem essa mesma lógica. A Caixa primeiro debita o valor da conta do FGTS do trabalhador (por isso a conta aparece zerada) e após cinco dias úteis disponibiliza o dinheiro ao trabalhador em conta ou para saque. No caso das contas inativas enquadradas na MP 763/2016 o dinheiro fica disponível no primeiro dia de cada lote, conforme o calendário de saque.

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